Nutrição no Envelhecimento
“As alterações fisiológicas características do processo do envelhecimento influenciam a alimentação, aumentando o risco de deficiências nutricionais e de desnutrição. Um estado nutricional inadequado contribui para o aumento de complicações como o desenvolvimento de doenças agudas, agravamento de doenças crónicas e mortalidade. Por isso é fundamental garantir uma alimentação adequada nas idades mais avançadas, de modo a promover um envelhecimento saudável e ativo.
O envelhecimento tem implicações diretas nas necessidades alimentares e nutricionais. As necessidades energéticas diminuem progressivamente com a idade, consequência da alteração da composição corporal marcada pela perda progressiva de massa magra, em particular de massa muscular, sendo esta uma das alterações fisiológicas do envelhecimento que mais afeta o estado nutricional. No entanto as necessidades de outros nutrientes, em particular das proteínas, vitaminas e minerais permanecem inalteradas ou podem mesmo aumentar, o que coloca este grupo etário em maior risco de não atingir os níveis de ingestão recomendados.
Nesta fase é essencial promover uma avaliação e monitorização adequada do estado nutricional, com o profissional de saúde especializado em Nutrição Clinica, através da:
– Avaliação antropométrica e da composição corporal, em especial da massa magra;
– Identificação de fatores de risco nutricional (rastreio nutricional);
– Elaboração cuidada e personalizada de um plano alimentar, de forma a assegurar a ingestão energética adequada para suprir as necessidades em nutrientes, manutenção do peso corporal adequado e preservação da massa muscular;
– Aplicação de estratégias terapêuticas;”
Maria João Eleutério
Nutricionista especialista em Nutrição Clínica CP 0181N